2 de outubro de 2015

Tutorial - Balão 3D da Aurinia Crafts

Olá meninas e meninos, tudo bem?

Esse ano, confesso que está sendo mais que especial para mim. Após fazer parte do CT do Studio Ilustrado por seis meses {AMEEEI participar, aprender e fazer novas amizades}, no dia 13/09 recebemos o convite da Leticia para fazer parte do CT da Aurinia Crafts. Aêêêêê \o/ Confesso que nunca passou pela minha cabeça fazer parte de um time criativo neste seguimento {arquivos de recorte}, mais como a palavra do Senhor diz que há um tempo determinado para tudo, hoje, eu me alegro por desfrutar o melhor do Senhor para a minha vida! Mais uma vez, Obrigada Le ♥

Sem mais.. Vamos montar esse balão super cute juntos?
Você pode adquirir este arquivo AQUI.

Após realizar a compra no site da Aurinia Crafts e ter a confirmação do pagamento, será disponibilizado para download os arquivos que você comprou. Eles estarão em um pasta zipada e você poderá extrair os arquivos com o programa do WinRAR. Salve a pasta no seu computador, abra o programa da silhouette studio, vá em ARQUIVOS e em seguida ABRIR. Dê um duplo click no arquivo com extensão .GSD


Após abrir o arquivo, você vai em CONFIGURAÇÕES DE CORTE {desenho da lâmina, na barra de ferramentas da parte superior}, seleciona a opção AVANÇADO, em seguida COR DA LINHA e faz a configuração para corte e vinco meio corte de acordo com as linhas especificas. Se você ainda não sabe fazer o vinco meio corte, a Nilmara Quintela ensinou neste vídeo AQUI. Para alguns projetos, eu prefiro o vinco pontilhado, então modifiquei apenas as linhas necessárias.


Para este projeto utilizei papéis de 180 gramas. Off Set Amarelo da Toke e Crie, Color Plus Cancun {rosa} e Índia - Delhi da Oficina do Papel {estampado}. As minhas configurações de corte foram: Papel padronizado de 180g, lâmina 4, velocidade 5 e espessura 30. Isso, porque o meu foi vinco picotado. Ok?

Para a produção deste balão 3D é necessário 06 pétalas {o ideal é que elas sejam intercaladas, para fazer o contraste e mostrar o efeito do balão}, 06 bases, 01 cestinho e 01 circulo. Lembrando que, este arquivo tem dois modelos de cestinho. Você pode escolher o que mais gostou e no meu caso, escolhi o quadradinho. Fiz a combinação das cores de acordo com o papel estampado que utilizei e mesmo as pétalas ficando por cima da base, o ideal é você utilizar uma cor que combine por conta do acabamento, certo? Separe as seis bases para começar a montagem.

Observe que tem uma base diferente das demais. Essa é fundamental para que o nosso balão fique armado e faça o acabamento. Como este arquivo foi produzido com sistema de encaixe, facilitando na hora da montagem, iremos começar com a base principal e uma comum #foto04. Dobre as abas nos locais indicados.

Para começar a montagem do nosso balão, inicie pela parte de baixo e vá encaixando as abinhas no local onde está recortado. Cada vez que você for montando um parte, o ideal é que você siga o formato do balão, para que as abas não saiam do local do encaixe. Para obter o melhor resultado, puxe {de leve para não rasgar} as abas pela parte de trás e vá encaixando cada uma. A primeira parte do nosso balão já está pronto! #foto06

Como queria que o balão ficasse firme e não "soltasse", na parte interna, passei cola em todas as abinhas, deixando mais resistente. Isso, porque era só um balão tá? Se for uma produção em grande quantidade, você pode fazer esse procedimento apenas na abinha de cima e na de baixo, que vai obter o mesmo resultado. Não tem segredos! Faça o encaixe corretamente e cole. Olha como fica.. #foto08

Iremos continuar com o mesmo processo. Sempre encaixando de baixo para cima, até sobrar apenas uma base comum para "fechar" o nosso balão. Não se esqueça de colar as abinhas na parte interna!

Observe se as marcações estão alinhadas e prossiga. Caso não estejam, observe se você está fazendo o encaixe corretamente ou se a sua silhouette fez o corte correto. Se ficar uma diferença {pequena}, prossiga, porque as pétalas irão fazer o acabamento, deixando o nosso balão super cute.

Para fechar o nosso balão com uma base comum, iremos começar SEMPRE de baixo para cima, faz o encaixe na parte de cima da base principal e com cuidado iremos fazer o encaixe descendo, finalizando na parte inferior do balão. Nessa última base, eu não colei, mais você pode colar a última abinha. Ok?

Quando o balão já estiver fechado, iremos montar as pétalas na base. Como já citei acima, o ideal é que elas sejam intercaladas, para fazer o contraste e mostrar o efeito do balão. Outra coisa que é super importante é a combinação de cores, então fiquem atentos a isto!

Para obter um resultado mais rápido na questão da colagem, eu utilizei cola quente nas pétalas, e comecei de baixo para cima. SEMPRE! Passe a cola, cole a pétala, alinhe e cole a outra ponta em cima do balão. Se ficar desalinhado {na parte superior do balão} não tem problema, porque o circulo vai cobrir as "falhas". Uma coisa que é SUPER IMPORTANTE. Sempre uma pétala sim e outra não. Porque? Por que senão vai ficar desorganizado, podemos dizer assim. Primeiro cola as três primeiras abas intercaladas e depois cola as outras três onde está faltando.

Finalizando as pétalas, você vai colar o circulo, dando o acabamento na parte superior do balão. Caso queira pendura-ló em algum local, o ideal é você já fazer a marcação dos furinhos e ir direcionando para que eles fiquem na marcação correta e depois da montagem acrescentar o cordão, fita ou fio de nylon. Quando o balão estiver pronto, iremos montar o cestinho. #foto20

Dobre nas marcações indicadas, encaixe a abinha lateral fechando o cestinho e passe um pouco de cola. Depois, passe a cola na parte de baixo e alinhe para colar no local certo. Quando finalizar a montagem do cestinho, deixe o balão de "cabeça para baixo" e direcione para o local desejado e cole. Nosso balão está pronto! Vamos vê..

Arquivo de corte desenvolvido pela Aurinia Crafts.
Projeto feito pela CravoMel Scrap, para divulgação. 

Me conta se não ficou um amor? In Love ♥

Após finalizar a montagem do balão, você pode decorar como desejar. Eu acrescentei alguns strass lilás nas pétalas rosa, e apesar de simples, ficou um amor! Espero ter ajudado e qualquer dúvida, é só deixar sua pergunta nos comentários. Se você também tem uma ideia de montagem ou achou mais fácil de outra forma, conta pra gente!

Beeeijos, Layza do Vale

13 comentários:

  1. Oi Lá, o post ficou muito bom, parabéns ;)

    No arquivo agora estamos enviando uma outra opção de montagem, começando com a montagem da 'flor' do balão base, pra depois colar as laterais. Outra ideia muito legal que a Talita Ribeiro deu foi colar o cestinho por FORA do balão, e depois colar o acabamento, esse sanduiche permite uma colagem bem mais fácil da cestinha que por dentro do balão ;) mas de qqr forma chegamos no mesmo resultado =)

    bjs Leticia Aurinia Crafts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia!

      Então.. depois que fiz o PAP também pensei na possibilidade de colar o cestinho por fora do balão e fazer o acabamento. Acredito que facilitaria mais ainda na questão da montagem {fiquei sem tempo de editar, e acabei postando assim mesmo}. Obrigada pelas informações adicionais e estou feliz por você ter gostado.

      Beeeijos, Layza do Vale.

      Excluir
  2. Ficou muito fofo seu projeto!!!!Adorei...

    beijos¨* e parabéns*

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Olá Kaka! Você pode comprar o arquivo aqui: https://www.auriniacrafts.com.br/produto/balao-3d-2/

      Obrigada pelo contato, beijos!

      Excluir
  4. olá!!! preciso do arquivo para comprar... o link não funciona...me ajude??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, segue o link:
      https://www.auriniacrafts.com.br/produto/balao-3d-2

      Excluir
  5. Oi para quem corta na tesoura é possivel fazer essa caixa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid, tudo bem? Dá sim! Porém os arquivos são nas extensões: SVG, DXF e GSD V3. Você precisa ter um programa {indico o silhouette studio OU o corel draw} para poder conseguir abrir os arquivos e fazer a impressão no tamanho desejado para usar como molde.

      Excluir