20 de março de 2016

PAP: Plaquinha Decorativa - Dia das Mães

Olá meninas e meninos, tudo bem? Hoje eu vou ensinar para vocês como produzir uma plaquinha decorativa para o dia das mães. Além de ser um presente lindo, é super barato e prático de fazer.

MATERIAIS NECESSÁRIO

- 01 chipboard ou holler 20x20 cm
- 01 Foto 8,5x6 cm
- 02 folhas de scrap
- Papel color plus {diversas cores}
- Régua para encadernação
- Fio de cabelo
- Cola | Cola quente
- Furador de borda
- Estilete | Tesoura
- Fita dupla face
- Fita banana
- Boleador
- Base de E.V.A
- Carimbo
- Tinta | Carimbeira
- Insumos {fitas, botões, apliques, pedrinhas de strass..}

Vamos lá?

PASSO 01: Pegue a sua placa de chipboard, coloque fita dupla face em toda a área e encape com o papel de scrap. Utilize a régua para encadernação e marque um espaço de 1,5cm em cada um dos quatro lados do chipboard. Feito isso, utilize a ferramenta fio de cabelo para cortar as quatro pontas. Em seguida faça o acabamento. Com firmeza dobre as abas para dentro, deixando conforme a imagem abaixo.


PASSO 02: Cubra a parte de trás onde o chipboard ficou aparente. Utilize papel nas medidas 18x18 cm.


PASSO 03: A seguir, selecione um carimbo de textura {gosto deste modelo. O efeito é lindo, mas fica a seu critério a escolha}. Carimbe no canto superior esquerdo. Para isso, utilizei tinta fosca para artesanato na cor branca da acrilex. O detalhe em relevo enriquece o seu trabalho.


PASSO 04: Recorte dois retângulos em cores diferentes. Um no tamanho 7x20 cm e outro no tamanho 4,5x20 cm. Fure as bordas de cima e de baixo do retângulo maior com um furador de borda contínua, de maneira que lembre um bordado.


PASSO 05:  Na faixa menor, texturize com placas de emboss. Você pode utilizar folhas já texturizadas. Existem diversas marcas e modelos. Sobreponha as duas faixas para que fiquem com a aparência a seguir.


PASSO 05: No Silhouette Studio, abra os arquivos que iremos utilizar e faça o recorte. As configurações de corte que utilizamos foi: Papel padronizado de 180g, lâmina 3, velocidade 5 e espessura 30.

Para a composição abaixo utilizei os seguintes arquivos da Silhouette Store:

- Borboletas: http://bit.ly/1UHM6PH
- Máquina Fotográfica: http://bit.ly/1LxCkOJ

Eles foram cortados no papel colorplus, nas seguintes cores: Cartagena {laranja escuro}, Jamaica {laranja}, Brasil {verde escuro}, Buenos Aires {verde claro}, Grécia {azul}, Cancun {rosa} e Tóquio {vermelho}.


PASSO 06: Pegue uma base de E.V.A e passe o boleador na flor e nas borboletas. Isso faz com que adquiram um efeito bacana. Caso não tenha esse material, você pode fazer uma adaptação fo folhas de E.V.A e boleador plástico para biscuit.


PASSO 07: Faça a montagem das aplicações separadamente peça a peça. Coloque fita banana no verso da medalha e da máquina fotográfica. Faça um efeito mais glamouroso, apliquei algumas pedrinhas de strass nas borboletas. Mas fica a seu critério o uso.

Para finalizar esta etapa, também vamos precisar de:

- Um retângulo no tamanho 8x2 cm com as palavras: Mãe | Amiga {utilizei a fonte La Portenia de la Boca}. Fiz o deslocamento no silhouette studio, que ficou no tamanho de 8,4x2,4 cm;
- Dois quadrado: um no tamanho 3x3 cm, onde iremos aplicar a flor que recortamos e outro no tamanho 3,5x3,5 cm, onde iremos aplicar um coração;
- Uma bandeirinha no tamanho 5,5x2 cm, onde vamos colar um botão;
- Mais um retângulo no tamanho 5,5x3,5 cm, onde vamos aplicar a máquina fotográfica;
- Uma borda no tamanho 8x1,5 cm, onde vamos utilizar na fotografia;
-  Quatro corações, sendo um menor.

O resultado deve ficar como o da imagem abaixo:


PASSO 08: Aplique a borda verde por baixo da foto escolhida, deixando um espaço entre a borda da foto e o recorte de 0,5 cm. Faça o acabamento com uma das borboletas. Cole a composição sobre a placa, no canto inferior direito.


PASSO 09: Posicione o quadrado de 3,5x3,5 cm e a aplicação da máquina fotográfica logo acima da foto, deslocado de forma harmônica. Cole usando cola de pano da corfix.


PASSO 10: Faça a aplicação da medalha com fita banana sobre o quadrado verde, levemente deslocado à esquerda e aplique o coração. Veja como deverá ficar na foto abaixo:


PASSO 11: Chegou a vez da flor, da bandeirinha e da última borboleta. Observe que a nossa plaquinha já está ganhando forma e ficando linda mas, não se esqueça, que ainda falta o aplique com as palavras. A minha dica é: antes de finalizar o projeto, faça a montagem e cole por partes. Veja primeiro se gosta da composição e se está harmônica antes de sair colando. Assim não sobra e, nem falta espaço.


PASSO 12: Reservei duas cores de fio de seda com 30cm cada, dois alfinetes e uma rosa de papel branca para fazer uma aplicação e colar sobre a textura carimbada anteriormente. Coloquei um coração entre as palavras que imprimi e apliquei os outros dois depois que finalizei minha plaquinha.


PASSO 13: Para segurar a nossa plaquinha utilizei mais um arquivo da Silhouette Store {http://bit.ly/1UHQmyF} e recortei em papel de 240g. A configuração de corte que utilizei foi a de Cartolina texturizada ‑ lâmina 3, velocidade 4, espessura 30 e corte duplo. O suporte ficou resistente e o acabamento bem legal.


Pronto! A nossa plaquinha ficou pronta e muito linda! Como não se apaixonar?


Amei o resultado final e espero que vocês também! Irei ficar muito feliz ao ver o trabalho sendo produzido, então mostra pra gente, tá? Beijos.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Tice, amei a sua visita! Obrigada. Beeeijos :*

      Excluir
  2. Respostas
    1. Tab, obrigada pelo carinho de sempre! Se fizer me mostra tá? Eu quero ver, Beijocas :*

      Excluir